Escultura religiosa, Nossa Senhora da Conceição, [16- e 17-]
Anexos
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Miniatura
Título para o público
Escultura religiosa, Nossa Senhora da Conceição, [16- e 17-]
Número de registro
062
Denominação
Título
Nossa Senhora da Conceição
Coleção
Classificação
Material/Técnica
Marcas/Inscrições
Não
Data de produção
Altura (cm)
210
Largura (cm)
102
Profundidade (cm)
75
Peso (Kg)
450
Temas
Artes | Crença | Figuras humanas | Religião
Estilo
Movimento
Escola/Grupo Cultural
Exposições
Bens do Brasil, Paço Imperial, Rio de Janeiro, Brasil. 10 de Dezembro de 2010 a 20 de fevereiro de 2011. | Bens do Brasil, Palácio do Planalto, , Brasil. 30 de setembro a 15 de novembro de 2010. | Brasil 500 anos de Artes Visuais, Pavilhão da Bienal , São Paulo, Brasil. 02/04/2000 a 30/07/2000. | Misiones Jesuíticas Brasileñas, Museo Fernandéz Blanco, Buenos Aires, Argentina.
Resumo descritivo
Figura feminina de pé em posição frontal. Cabeça levemente voltada para cima. Olhar voltado para cima, sobrancelha reta, nariz aquilino, boca entreaberta oca e com os dentes esculpidos. Cabelos longos e soltos, caídos por sobre os ombros de forma a sugerir que eles estão semi-presos na altura final do pescoço e cobertos por touca de flores. Pescoço longo e fino. Braço direito flexionado em direção ao peito e o esquerdo flexionado para frente, ambos sem as mãos. Perna direita flexionada para frente e para o lado direito, pé aparente calçando sandália e apoiado no corpo da serpente que envolve a bzse. Perna esquerda sugere flexão para a parte de trás como se apoiasse o joelho em parte não mais existente da escultura. Traja túnica longa verde com decote redondo circundado por tarja amarela e franzida por cinto de cor amarela atado por nó na parte frontal. Na barra da túnica acabamento em relevo formando tarja da mesma cor da túnica. Manto caindo das costas por sobre os ombros, formando panejamento farto e volumoso em tom de verde mais escuro que o da túnica. No lado direito da imagem
abraçado à cintura , um menino em posição lateral cabeça voltada para a direta com cabelos curtos e loiros em mechas, sobrancelhas arqueadas, olhos semi-abertos, nariz aquilino e boca semi-aberta. Parte de trás com côncavo sem tampa que vai da altura dos ombros até o final da túncia. Base arredondada lisa com serpente esculpida em volta. Cabeça da serpente posicionado no lado direito da imagem, com boca aberta voltada para a perna da imagem que a pisa.Procedência
Referências bibliográficas/arquivísticas
BOFF, Claudete. Persuadir ou deixar-se persuadir: A produção artística dos povoados missioneiros do
Sul do Brasil. Artigo Publicado e disponível em www.ufrgs.br/artecolonial/pindorama/art5.htm. Rio Grande do Sul:
Revista Pindorama. s/d. 14 p.. P. 9.||SILVA, Maurício Dias; MARINHO, Noel Saldanha. Acréscimo do Museu das Missões. Rio de Janeiro: Revista
Módulo. 1959.||CUSTÓDIO, Jaqueline. Relatório de Obras de Restauração executadas no Laboratório de Restauração da
12° SR IPHAN - 1988/1998. Porto Alegre: 1998. P.107.||BOFF, Claudete. A imaginária Guarani: O acervo do Museu das Missões. Tese para obtenção de Título de
Mestre em História. São Leopoldo - RS: 2002. 184 páginas. P. 145; 157; 158; 159.||BONNET, Márcia. Representações da Imaculada Concepção na Imaginária Missioneira da Banda Oriental:
questões iconográficas. Artigo originado a partir de palestra de mesmo título, proferida pela autora no Simpósio
Internacional 300 Anos de Redução de Santo Ângelo, pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai -
URI. Santo Ângelo, Rio Grande do Sul: 2006. 20 páginas.||SUSTERSIK, Bozidar Darko . Imágenes-Jesuíticas Paraguay / Argentina / Brasil. Livro com CD
complementar. Asuncíon, Paraguay: Servi Libro. 2010. 424 páginas. CD - Museo Del Barro - Presentación p. 166,
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